terça-feira, 4 de novembro de 2008

Casa Brasil Unidade Santana recebe o Projeto Cinema em Movimento.

Idealizado pelo cineasta Alberto Graça e pela produtora Luciana Boal Marinho durante o lançamento do longa-metragem – O Dia da Caça – o projeto Cinema em Movimento foi criado com o objetivo de colaborar com a reversão dos indicadores negativos observados na área de distribuição e acesso da população brasileira aos seus bens audiovisuais.
Apesar do notável amadurecimento técnico e estético e do expressivo crescimento de produções a partir de 1995 – a denominada Retomada do Cinema Brasileiro – os brasileiros, seja por questões geográficas ou econômicas, não têm tido acesso a essas obras. Estatísticas demonstram que 92% dos municípios brasileiros não possuem sala de cinema.
No ano de 2002, o circuito exibidor de cinema teve apenas 8% de suas telas ocupadas por produções nacionais. A absoluta maioria dos lançamentos comerciais só alcançam as áreas centrais dos grandes eixos urbanos do sudeste e do sul do país, contando ainda com poucos dias de permanência nas salas de cinema. Isto resulta na exclusão da maior parte da população brasileira do acesso aos seus bens artísticos, contribuindo ainda com a formação de uma sociedade balizada por imaginários contendo referências, valores e desejos exógenos.

Este projeto só foi possível no município de Santana, graças a assinatura de um convênio com a Inatituição Meios de Produção e Comunicação LTDA e o Ponto de Cultura Materializando Sonhos/Vídeoteca Itinerante e Casa Brasil Unidade Santana, que nos possibilitou a concessão de títulos de filmes brasileiros para exibirmos gratuitamente para a comunidade santanense.
O desafil do projeto Cinema em Movimento é mudar a cosntatção acima descrita, bem como, criar alternativas eficazes para a difusão de filmes brasileiros, viabilizando assim, a formação de platéias, o fomento de debates e aumento do raio de alcance das obras cinematográficas produzidas no Brasil. O referido projeto tem o patrocínio da Petrobras, e o mesmo incorpora ao seu nome a logomarca da estatal a qual viabiliza os recursos necessários para implantar suas ações em centenas de universidades e comunidades do país através de seus circuitos de exibição.
E, o lançamento do projeto em Santana está previsto para os dias (08/sábado e 09/domingo de Novembro de 2008) no Auditório/Cinema da Casa Brasil Unidade Santana, com a exibição de dois filmes: para o público infantil: "Os PorraLoKinhas", a partir das 18:00 horas, como primeira sessão e como segunda sessão as 20:00 horas, para o público juvenil e adulto, o filme: "Saneamento BÁSICO o filme". Lembrando que a entrada é grátis e que temos mais dois filmes para exibir ao público santanense: "Proibido Proibir" e O Garoto Cósmico", os quais estão previstos para os dias (15/sábado e 16/domingo de novenbro) nos mesmos horários. Não falte, Você é nosso convidado, velnha se divertir assistindo um bom filme nacional.
Lembrando ainda, que após a exibição na Casa Brasil Unidade Santana, os filmes estarão disponíveis para serem exibidos nos bairros, praças, escolas, centros comunitários, etc, de tododo o município de Santana. Para tanto, basta a comunidade oficializar o pedido de exibição dos referidos filmes junto a Coordenação da Casa Brasil, que iremos com nossos equipamentos levar o cinema para todos gratuitamente.

Um comentário:

Laura disse...

Gente, que notícia bacana!
Quando for assim, envia pra gente colocar no site do projeto também!
E esse ano? Quais são as novas?
Beijos.